Províncias

Cursos de mestrado começam este ano

André Guto | Cabinda

A Universidade 11 de Novembro  implementa a partir deste ano os primeiros cursos de mestrado nas faculdades de Direito, Economia e no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), revelou ontem, na cidade de Cabinda, o  reitor da instituição.

Docentes e estudantes assistiram sexta-fera a cerimónia de tomada de posse dos novos vice-decanos da Faculdade de Medicina
Fotografia: António Soares

João Fernando Manuel disse que os cursos de mestrado  são uma das grandes apostas da Universidade para este ano.
O reitor avançou que a instituição, que se encontra representada nas províncias de Cabinda e Zaire,   aposta, neste ano académico, na superação de três factores que contribuem para a fraca capacidade dos estudantes que ingressam no ensino superior.
João Fernando Manuel, que deplorou a fraca qualidade de conhecimentos de muitos estudantes que ingressam no ensino superior, disse que uma das causas está ligada aos problemas que os alunos transportam dos subsistemas anteriores.
O reitor acrtescentou que tal constatação resultou de uma pesquisa feita pela instituição, que identificou outros dois factores que concorrem para a fraca qualidade de conhecimentos académicos dos estudantes, como a inexistência de infra-estruturas de apoio à investigação científica, com particular relevo para os laboratórios, e a frágil auto-superação dos docentes universitários.  A Universidade 11 de Novembro matriculou mais de dois mil estudantes nos diversos cursos existentes nas  faculdades de Direito, Economia e no ISCED.
O vice-governador provincial de Cabinda para o sector Económico, Macário Romão Lembe, apelou os docentes e estudantes da Universidade para se envolverem com afinco e dedicação nas suas tarefas, com vista a permitir que os objectivos do ensino superior em Cabinda sejam alcançados.
Sexta-feira tomaram posse os vice-decanos da Faculdade de Medicina para a Área Académica, Rosário Paciência Manaça, e para a Área  Científica, Francisco Lubalo.

Tempo

Multimédia