Províncias

Estabelecimento escolar inaugurado em Cabinda

André Guto | Cabinda

O governo da província de Cabinda investiu cerca de cinco milhões de dólares na recuperação da escola do segundo ciclo Barão Puna, localizada no centro da cidade.

A escola Barão Puna foi reinaugurada quarta-feira pelo governador provincial
Fotografia: Santos Pedro

O governo da província de Cabinda investiu cerca de cinco milhões de dólares na recuperação da escola do segundo ciclo Barão Puna, localizada no centro da cidade.
A reinauguração, realizada na quarta-feira, foi presidida pelo governador da província, Mawete João Baptista.
A escola foi construída no período colonial e possui 50 salas, para cinco mil alunos, distribuídos em três turnos, contando com 160 professores. O governador disse que, com o fim da guerra, a luta do governo está agora virada para a construção de instalações sanitárias, de energia e água e estradas.   
“Estou satisfeito pelo facto de ver uma nova imagem na escola Barão Puna, diferente daquela que encontrámos. Agora, as condições estão criadas para uma boa aprendizagem”, disse o governador. Mawete João Baptista pediu ainda aos alunos e à população vizinha da escola para conservarem aquele bem comum, que tem o objectivo de formar os futuros quadros do país e da província.
A secretária provincial da Educação, Helena Berta Marciano, agradeceu ao governo o esforço empreendido na recuperação da escola e referiu que as más condições em que se encontrava dificultavam uma boa aprendizagem dos alunos. Garantiu ainda que o seu departamento, em colaboração com os alunos e professores, tudo fará no sentido de conservar a escola.        

Tempo

Multimédia