Províncias

Gado bovino vacinado desde esta quinta-feira

Leonor Mabiala |Cabinda

A Província de Cabinda prevê vacinar quatro mil cabeças de bovinos na presente campanha iniciada, na quinta-feira.

Prevenção origina vacinação de animais
Fotografia: Jornal de Angola

A Província de Cabinda prevê vacinar quatro mil cabeças de bovinos na presente campanha iniciada, na quinta-feira.
A campanha aberta pela governadora em exercício, Aldina da Lomba, na aldeia de Santa Cataribna, tenciona vacinar na maioria animais recentemente adquiridos pelo governo provincial à República Democrática do Congo.
A governadora em exercício afirmou que a campanha de vacinação, além de constituir uma medida profilática, tendo em vista a prevenção de possíveis doenças dos animais, também permite às pessoas consumirem carne bovina de qualidade.
“Depois da aquisição do gado, cabe ao Governo a responsabilidade de cuidar da saúde dos animais para se poder oferecer à população alimentos em perfeitas condições”, disse a governante.
A vice-governadora também pediu aos agricultores e outras pessoas ligadas à actividade agrícola que diversifiquem as culturas e apostem também na pecuária.
O governo da província, frisou, pretende com aquisição das quatro mil cabeças de gado bovino, distribuídas gratuitamente a vários criadores, fomentar a actividade pecuária na região, permitindo a auto-suficiência alimentar e reduzir as importações de carne.   
Na referida campanha vai ser aplicada a vacina contra a dermatite nodular, carbúnculos hemático e sintomáticos e peripneumonia contagiosa-bovina.
Saliente-se que a província de Cabinda tem 32 criadores de gado bovino. Cada um deles possui entre 15 e cem animais.

Tempo

Multimédia