Províncias

Inaugurado sistema de abastecimento

Bernardo Capita | Cabinda

Um sistema de captação e tratamento de água potável, que tem estado a ser erguido na comuna de Dinge Velho, no município de Cacongo, cerca de 45 quilómetros a norte de Cabinda, vai ser inaugurado amanhã.

O projecto prevê igualmente a construção de fontenários no centro da aldeia
Fotografia: Jornal de Angola

Um sistema de captação e tratamento de água potável, que tem estado a ser erguido na comuna de Dinge Velho, no município de Cacongo, cerca de 45 quilómetros a norte de Cabinda, vai ser inaugurado amanhã.
O sistema, que é sustentado por um furo artesiano de aproximadamente 100 metros de profundidade, vai abastecer cerca de cinco mil habitantes, que há vários anos atravessam dificuldades na aquisição de água tratada e para outras tarefas domésticas.
O projecto prevê também a construção de fontenários no centro da aldeia, para permitir que a população aí possa ir buscar água sem muitas dificuldades e evitar as longas distâncias de antigamente.
Para avaliar o andamento das obras, a governadora interina de Cabinda, Aldina Matilde Barros da Lomba, visitou anteontem a comuna de Dinge, onde constatou igualmente os trabalhos de instalação do grupo gerador de energia eléctrica. />
Novo regedor


A aldeia de Dinge Velho conta com uma nova autoridade tradicional, empossada no domingo pela governadora interina de Cabinda, Aldina da Lomba. Trata-se de João Evangelista Capita, de 60 anos, eleito por membros da mesma linhagem familiar, num universo de dez candidatos a regedores, depois da morte do seu antecessor, ocorrido há cerca de ano e meio.
O acto da consagração do novo regedor da aldeia do Dinge Velho foi assistido por um número considerável de autoridades tradicionais da província, numa cerimónia em que o regedor recebeu uma viatura, entregue pelo Governo Provincial.
A governadora interina valorizou o acto de tomada de posse João Evangelista Capita, realçando a importância que o Governo atribui à autoridade tradicional, por ser um parceiro social.
O regedor agradeceu a viatura ao Governo e elogiou as pessoas que apostaram nele para a missão de estar à frente dos destinos da regedoria do Dinge Velho.

Tempo

Multimédia