Províncias

Novo aparelho de Raios X entra em funcionamento

Bernardo Capita | Cabinda

Os serviços de imagiologia do Hospital Provincial de Cabinda já dispõem de um novo aparelho portátil para efectuar, provisoriamente, exames de Raio X, enquanto o convencional se mantiver avariado.Os exames de Raio X deixaram de ser feitos no Hospital Provincial de Cabinda há mais de três meses, situação que forçou a população a recorrer em clínicas privadas.

Fotografia: AFP

O secretário Provincial da Saúde, Paulo Zenga Alexandre, disse que os serviços de imagiologia do Hospital Provincial de Cabinda atravessam “sérias dificuldades”, referindo que o actual aparelho de Raio X não tem capacidade para atender as solicitações diárias quer de doentes internados quer nas consultas externas. Paulo Zenga Alexandre disse que o aparelho convencional encontra-se avariado há mais de três meses, com a agravante de o seu tempo de vida útil estar no fim.
O aparelho foi instalado no Hospital Provincial  de Cabinda em 1999. A responsável dos serviços de imagiologia do Hospital provincial de Cabinda, Maria da Gloria, afirmou que o novo aparelho portátil, embora sem capacidade para responder ao volume de solicitações de exames de Raio X,   vai minimizar as dificuldades que o sector atravessa, enquanto se aguarda pela aquisição de um aparelho com maior capacidade técnica.

Tempo

Multimédia