Províncias

Novo dispensário materno infantil

Bernardo Capita | Cabinda

O hospital central da província de Cabinda dispõe, desde sábado, de um dispensário materno infantil, construído de raiz, através de uma parceria entre o governo provincial, a Chevron e associados do Bloco zero.

Infra-estrutura sanitária foi inaugurada sábado pelo governador provincial de Cabinda
Fotografia: Rafael Tati | Cabinda

O hospital central da província de Cabinda dispõe, desde sábado, de um dispensário materno infantil, construído de raiz, através de uma parceria entre o governo provincial, a Chevron e associados do Bloco zero.
Com uma capacidade para 12 camas de observação, o novo dispensário materno infantil é uma infra-estrutura de arquitectura moderna com um piso, nascida do antigo dispensário existente no local, que se encontrava degradado e com pouca dimensão.
Fruto disso, o governo provincial resolveu implementar o projecto de construção de um novo dispensário, na perspectiva de proporcionar uma assistência mais personalizada às crianças recém-nascidas e outras em fase de crescimento.
As obras de construção do novo dispensário da província, que foi totalmente apetrechado, custaram cerca de nove milhões de dólares, montante financiado, na totalidade, pelas empresas petrolíferas que operam no Bloco zero, através do bónus de petróleo a que Cabinda tem direito anualmente.
Durante a cerimónia de inauguração, enquadrada nos festejos do Dia do Herói Nacional, o governador Mawete João Baptista agradeceu o gesto da Chevron, realçando que a petrolífera, no âmbito da sua responsabilidade social, deu provas de que está ao lado das autoridades, concretizando projectos sociais para o bem-estar das populações locais.

Outras unidades sanitárias

O governador aproveitou para anunciar a inauguração para breve de outras unidades sanitárias a nível da província de Cabinda, com destaque para o hospital regional norte  Alzira da Fonseca, no município de Buco-Zau, que foi totalmente reabilitado e apetrechado.
O director de Relações Públicas e Assuntos Governamentais da Chevron, Humberto Baquisse, reiterou a plena disposição da sua empresa em continuar a colaborar com as autoridades locais na concretização de mais projectos sociais. “A melhor maneira de agradecermos o facto de todos nós ganharmos tão importante infra-estrutura é cuidarmos dela, para que funcione bem, tenha sempre medicamentos e outros produtos afins, profissionais capazes, atenciosos e abnegados” disse.  O dispensário dispõe, entre outras áreas, de serviços de puericultura, ginecologia, otorrino, ecografia e cardiologia.

Tempo

Multimédia