Províncias

Núcleo de Oncologia assiste mais pacientes

O Núcleo Provincial de Oncologia da província de Cabinda fez o rastreio do cancro da mama a 202 mulheres, de Janeiro a Outubro deste ano e 15 tiveram resultado positivo, informou o secretário provincial de Saúde.

População foi alertada sobre a necessidade do auto exame para prevenir a doença
Fotografia: Jornal de Angola

O Núcleo Provincial de Oncologia da província de Cabinda fez o rastreio do cancro da mama a 202 mulheres, de Janeiro a Outubro deste ano e 15 tiveram resultado positivo, informou o secretário provincial de Saúde.
Carlos Zeca, que falava no âmbito do Dia Mundial da Prevenção ao Cancro da Mama, disse que não existe remédio contra a doença, daí sugerir mais campanhas de sensibilização das populações sobre a necessidade do auto exame, pois o diagnóstico precoce faz muita diferença. Criado em 2008, o Núcleo Provincial de Oncologia tem vindo a realizar cada vez mais consultas de rastreio, palestras e tratamentos aos casos positivos. Para proporcionar melhores condições de trabalho foi aberto um serviço junto ao Hospital Provincial.
 O objectivo é promover a aplicação dos serviços de oncologia e realizar, em breve, um seminário municipal, para formar técnicos.
 Carlos Zeca considerou necessária a instalação de um laboratório de anatomia patológica para a realização dos testes de Papa Nicolau e a criação de condições para que o exame de mamografia seja feito a nível local.
 A vice-governadora para o sector político e social, Aldina da Lomba, afirmou que o acto provincial do Dia Mundial da Prevenção ao Cancro da Mama visou sensibilizar e educar sobre uma doença grave que faz muitas vítimas, sobretudo mulheres.
 Aldina da Lomba realçou o interesse do Governo Provincial na solução dos problemas de saúde das populações. Por isso tem apoiado os serviços de Oncologia, para atender, tratar e sobretudo fazer o diagnóstico dos mais variados tipos de cancros.
 A vice-governadora de Cabinda alertou para a necessidade da prevenção, através de informações do Núcleo Provincial de Oncologia, antes do tratamento médico. O Núcleo Provincial de Oncologia tem como parceiros a Chevron e a Fundação Mulher Contra o Cancro em Angola.

Tempo

Multimédia