Províncias

Obras decorrem em bom ritmo

Bernardo Capita | Cabinda

Vários projectos sociais, inseridos no Programa de Investimentos Públicos, foram  executados no ano passado, na província de Cabinda, acções que estão a contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Estão em curso na província de Cabinda diversas acções de impacto social que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população
Fotografia: António Soares | Cabinda

A governadora Aldina da Lomba, que falava na primeira sessão ordinária do conselho da província, decorrida no palácio do Governo, destacou  , dos projectos executados no período em referência, a construção de sistemas de tratamento e distribuição de água, escolas, centros e postos de saúde, estradas, sistemas de energia eléctrica e habitações. No âmbito do Programa de Combate à Pobreza várias acções sociais foram também executadas, que permitiram criar muitos serviços sociais básicos nas comunidades, tendo os cuidados primários de saúde garantido assistência médica e medicamentosas às unidades sanitárias, em toda a extensão da  província de Cabinda.
O Governo Provincial deu ainda início ao programa de requalificação da cidade de Cabinda, com o reforço de infra-estruturas integradas, além de ter realojado 140 famílias, que viviam em zonas de risco e desqualificadas no bairro Comandante Gika, na área do Zongolo, nordeste da cidade.
Aldina da Lomba pediu aos membros do Governo Provincial mais empenho na concretização das acções previstas para este ano. Os membros do Conselho analisaram, entre outros assuntos, o relatório do PIP/2013 e do primeiro trimestre de 2014, o Plano de Acção de Desenvolvimento Sectorial 2014, assim como foram informados sobre a execução orçamental e financeira de 2013 e do primeiro trimestre de 2014.
O Decreto Presidencial que define as regras de execução orçamental, foi igualmente analisado.
O encontro serviu, de igual modo, para a apresentação aos membros do Conselho da Província do novo vice-governador de Cabinda para o Sector Político e Social, do comandante da Região Militar de Cabinda e o do Juiz presidente do Tribunal provincial de Cabinda.

Tempo

Multimédia