Províncias

Pais abandonam filhos

André Guto | Cabinda

A Secretaria provincial da Família e Promoção da Mulher, em Cabinda, registou 306 infracções desde o início do ano até Setembro,  informou o responsável do sector.

Casos de incumprimento de mesada são os que mais preocupam as autoridades
Fotografia: Domingos Cadência

Sevo Agostinho esclareceu que dos 306 casos registados, 98 estão ligados ao  incumprimento de mesada, abandono do lar 46, fuga à paternidade 17, desalojamento 38 e ofensas morais 23.
Os casos de incumprimento de mesada são os que mais preocuparam a instituição, porque os pais furtam-se em honrar o compromisso de sustentar os filhos, quando a relação termina. A Secretaria Provincial da Família e Promoção da Mulher disse que os casos de incumprimento de mesada têm sido constantemente apresentados à instituição pelas mães, solicitando a intervenção do sector para a solução do problema. “Diariamente recebemos reclamações sobre o sustento dos pais aos filhos, mesmo depois destes  reconhecerem a paternidade. Infelizmente, as crianças ficam sem meios para se alimentarem”, lamentou.
Para os casos de incumprimento de mesada, Sevo Agostinho informou que a instituição tem convocado os pais e aconselhado no sentido de assumirem as suas responsabilidades, sob pena de responderem judicialmente.

Tempo

Multimédia