Províncias

Serviços do Registo Civil nas comunas de Cabinda

André Nguto| Cabinda

A Conservatória do Registo Civil em Cabinda vai estender proximamente os seus serviços a todas as comunas da província e proporcionar um atendimento mais personalizado à população, revelou a conservadora Esperança Zinga, em entrevista do Jornal de Angola.

População do interior da província com mais facilidades para tratar diversos documentos
Fotografia: JA

A medida visa, igualmente, facilitar certos progenitores que não registam os seus filhos por alegadas dificuldades de deslocação às sedes municipais que já têm instalados os serviços da Conservatória do Registo Civil.
No primeiro trimestre deste ano foram feitos 737 registos de nascimento de crianças e adultos e o município de Cabinda foi reforçado com um posto móvel para fazer o registo de crianças até aos cinco anos, na regedoria de Ntó, cerca de 18 quilómetros a sul da província.
Durante o primeiro trimestre foram celebrados 30 casamentos de jovens com idades compreendidas entre 20 e 40 anos, taxa que tende a aumentar. “O receio que reinava no seio da juventude de contrair o casamento junto da conservatória ou igreja está a desaparecer paulatinamente”, disse a conservadora de Cabinda, Esperança Zinga.

Pedidos de certidões

A conservadora do Registo Civil disse que a informatização dos serviços veio melhorar e tornar mais célere o atendimento aos cidadãos, o que permitiu a emissão de 4.l97 certidões no primeiro trimestre.
Num prazo de 24 horas, o cidadão recebe a certidão pagando 3.828 kwanzas e, em caso de urgência, 6.­685 kwanzas, indicou Esperança Zinga, que revelou ainda que a abertura, em Cabinda, de uma loja de registos e a implementação do Sistema Integrado de Apoio ao Cidadão (SI­AC) veio contribuir significativamente para melhorar o atendimento e as condições dos funcionários.   
“Estamos um pouco aliviados em termos de fluxo de pessoas nos nossos balcões, devido à abertura da loja de registos e do SIAC”, disse Esperança Zinga, acrescentado que vão ser aprimorados os mecanismos de atendimento nas áreas de registo civil, predial, comercial, automóvel  e  emissão de certidões.

Tempo

Multimédia