Províncias

Tando Zinze com novos empreendimentos sociais

Bernardo Capita | Cabinda

Uma pequena central térmica com capacidade para 350 KVA foi instalada na aldeia de Lucula Zenze, comuna de Tando Zinze, município de Cabinda, para fornecer energia eléctrica a um conjunto de sete aldeias, com cerca de 5.500 habitantes.

Na região do Tando Zinze o sector da saúde ganhou um novo impulso com a reabilitação e apetrechamento do centro médico comunal
Fotografia: Rafael Tati

Uma pequena central térmica com capacidade para 350 KVA foi instalada na aldeia de Lucula Zenze, comuna de Tando Zinze, município de Cabinda, para fornecer energia eléctrica a um conjunto de sete aldeias, com cerca de 5.500 habitantes.
O empreendimento faz parte de várias infra-estruturas de impacto social que o governo da província está a construir na comuna. O projecto custou cerca de 15 milhões de kwanzas, incluindo as obras de construção do imóvel.
Uma outra central térmica foi instalada na sede comunal de Tando Zinze, além de um grupo gerador de 700 KVA, num projecto que contempla, também, a instalação de uma nova rede, com 12 quilómetros, de baixa intensidade, e outra com oito quilómetros para média tensão.  Assim, mais de 5.390 habitantes de nove aldeias, na periferia das localidades de Chinguiguili a Mankama-Nzila, passam a beneficiar de energia eléctrica.


Furo de água


A comuna de Tando Zinze também já é abastecida de água, graças à instalação de um sistema construído na aldeia de Chiobo, no âmbito do Programa “Água para Todos”. O sistema vai contemplar outras três aldeias, num investimento de trinta milhões de kwanzas. A produção de água é assegurada por um furo artesiano com capacidade para fornecer 12 metros cúbicos por hora.
Ao sistema estão incorporados dois reservatórios, sendo um com capacidade para 70 metros cúbicos e outro para 30, destinado exclusivamente à acumulação de água.   .
No domínio da Saúde, na região do Tando Zinze foi reabilitado e apetrechado o centro de saúde comunal, num projecto executado e financiado pela administração municipal de Cabinda, no âmbito do Programa de Municipalização dos serviços de Saúde.  O governador provincial de Cabinda, Mawete João Baptista, que inaugurou os empreendimentos, fez ainda a entrega de cinco viaturas ao centro de saúde e aos hospitais 1º de Maio, Tando Zinze, Malembo e Chinga.
Mawete João Baptista enalteceu o empenho da administração municipal de Cabinda na busca de solução para os problemas das populações da comuna e acrescentou que, com os investimentos feitos, os habitantes da região já não têm razões para percorrerem longas distâncias em busca de água.
“O problema da água e da energia está resolvido”, afirmou, antes de pedir à população para conservar os bens postos à disposição, de modo a permitir que projectos idênticos sejam extensivos a outras localidades da província. “Queremos que Cabinda progrida com segurança e rapidamente”, concluiu.

Tempo

Multimédia