Províncias

Venda a grosso transferida para a área de Subantando

Bernardo Capita| Cabinda

As autoridades provinciais já começaram a criar as condições para a transferência da actividade comercial a grosso, que se processa na zona urbana, para a localidade de Subantando, situada 13 quilómetros a nordeste da cidade, até Agosto deste ano.

Governadora quer armazéns longe da cidade
Fotografia: Rafael Taty

Numa primeira fase, estão a ser preparados 300 lotes de terrenos na reserva fundiária de Subantando para todos os empresários e operadores económicos interessados, desde que requeiram à Administração Municipal espaços para a construção de armazéns. 
Os lotes de terreno variam de um a três hectares e as dimensões são ajustadas de acordo com a estrutura do projecto de cada empresário, incluindo parques de estacionamento.
A governadora provincial de Cabinda, Aldina da Lomba, visitou o local, acompanhada por responsáveis de vários sectores, para verificar os trabalhos de desmatação e loteamento.
O administrador municipal de Cabinda, Artur Carmo Manuel, que integrou a delegação, disse à imprensa que já estão disponíveis 300 lotes de terreno, estando prevista para os próximos dias a disponibilização de mais 180 espaços. “Todo o empresário, comerciante ou operador económico abrangido no processo de transferência dos seus estabelecimentos comercias da zona urbana para a periurbana deve recorrer à Administração Municipal para o respectivo cadastro e recepção do terreno para começar a construção”, disse.
Artur Carmo Manuel alertou os comerciantes e proprietários de armazéns localizados na zona urbana que até ao mês de Agosto os mesmos são encerrados por força da nova medida.
A governadora Aldina da Lomba visitou também o Centro Logístico de Distribuição de Produtos do Campo (CLOD), em construção na localidade de Chibodo, o centro de estágios de Mbaca, o mercado de Cabassango e a estrada de acesso à fronteira do Yema, onde constatou a evolução de duas ravinas que ameaçam engolir o troço caso não seja feita uma intervenção.

Tempo

Multimédia