Províncias

Via começa a ser asfaltada

Os cerca de 100 quilómetros da estrada do Alto Sundi, compreendida entre as localidades de Caio Guembo e Bulo, comuna de Miconje, município de Belize, na província de Cabinda começam a ser asfaltados nos próximos dias, anunciou sexta-feira, nesta localidade, a governadora, Aldina da Lomba Catembo.

Obras no perímetro caminham a bom ritmo
Fotografia: Kindala Manuel

Falando no final da sua visita de dois dias ao município de Belize, Aldina da Lomba Catembo indicou que as obras de asfaltagem estão a cargo da construtora EMCICA.
 A governadora sublinhou a necessidade de se preservar a paz, “que está a permitir o desenvolvimento do município de Belize, em particular a reconstrução da região do Alto Sundi”.
Apelou igualmente às autoridades tradicionais, aos jovens e à população em geral, no sentido de prestarem apoio às empresas que estão a construir as infra-estruturas sociais na circunscrição.
 Durante a sua visita de campo ao município de Belize, Aldina da Lomba Catembo radiografou as obras em curso e prontas da primeira fase do Programa de Desenvolvimento do Alto Sundi (PRODAS), tendo-se manifestado satisfeita com a qualidade e o grau de implementação das infra-estruturas.
A primeira fase do PRODAS, iniciada em 2011, abrangeu sete aldeias e a segunda teve início em Maio do ano em curso e vai até 2016, para atingir todas as 28 aldeias do Alto Sundi, construindo escolas, centros de saúde, casas para professores e enfermeiros, estradas e pontes, sistemas de tratamento de água e de energia.
A região do Alto Sundi, com uma superfície de 430 quilómetros quadrados, conta com cerca de dois mil habitantes, essencialmente camponeses.

Tempo

Multimédia