Províncias

Caculama ensaia plano para aumentar segurança alimentar

Sónia Maria | Caculama

Um novo modelo de reforço da segurança alimentar e dos rendimentos dos camponeses está a ser ensaiado em Caculama pelo sector municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, afirmou ontem o seu responsável ao Jornal de Angola.

Felisberto Cerqueira disse que o objectivo é instalar escolas de campo para ensinar os camponeses a combaterem as  pragas que afectam as culturas e dessa forma ajudá-los a melhorar a produção.
O responsável declarou que outra das prioridades é criar “campos de multiplicação de estacas melhoradas da mandioca” para combater a doença provocada por uma mosca branca que ao picar a planta a impede de processar fotossíntese.
A lista de prioridades inclui igualmente a instalação de um parque de máquinas de apoio a associações, cooperativas e pequenos agricultores e de uma zona fundiária que funcione como um pólo industrial para a prática de piscicultura nas margens dos rios Luchimbi, Mucari e Cuije.
Felisberto Cerqueira referiu que no município vão ser reestruturadas associações de camponeses, salientando o empenho dos pequenos agricultores em melhorar a produção. Em Caculama a população dedica-se maioritariamente ao cultivo de batata-doce e  rena.

Tempo

Multimédia