Províncias

Caculama matricula milhares de alunos

O município de Caculama, na província de Malange, vai contar com três mil e 447 alunos para o presente ano lectivo, no primeiro ciclo do ensino secundário.

O município de Caculama, na província de Malange, vai contar com três mil e 447 alunos para o presente ano lectivo, no primeiro ciclo do ensino secundário.
A informação foi avançada ontem à Angop, naquela região, pelo chefe de repartição em exercício, Inácio Ferraz Fazenda, que prevê o aumento do número de alunos nos próximos dias, pois ainda estão a ser feitas reconfirmações de matrículas.
De acordo com o mesmo, as aulas em Caculama estão a decorrer dentro da normalidade, uma vez que os alunos e professores aderem massivamente às aulas.
Inácio Ferraz Fazenda revelou que apesar de existirem 109 salas de aulas, o município necessita de novas salas de aulas para cobrir a demanda. />Para suprir esta carência, o chefe de repartição em exercício pede aos órgãos competentes da província para envidarem esforços para que se construa mais escolas e se acolha todos os alunos que se encontram fora do sistema escolar. O Município de Caculama tem 207 professores, mas necessita de mais 75 para cobrir todas as comunas.
No que toca a reconversão de carreira, Inácio Ferraz Fazenda apontou como impasse o mau enquadramento de professores. Também lembrou que há carência de meios de transportes.
O responsável revelou que em Caculama, no ano lectivo 2009, foram matriculados cinco mil e 149 alunos da iniciação ao primeiro ciclo do ensino secundário, dos quais três mil e 985 tiveram bom aproveitamento.

Tempo

Multimédia