Províncias

Campanha "Aldeia Limpa" já chegou a Kiwaba Nzoji

Eduardo Cunha | Malanje

As autoridades administrativas do município de Kiwaba Nzoji, na província de Malanje, empenhadas na melhoria das condições sanitárias, lançaram a campanha “Aldeia Limpa”, que visa sensibilizar a população para manter a higiene no lar e no meio ambiente.

Objectivo é tornar a comunidade mais limpa
Fotografia: Eduardo Cunha

O director provincial do Ordenamento do Território, João Correia, referiu na ocasião que a campanha visa a melhoria da qualidade de vida da população. No âmbito da campanha, são realizadas sessões de esclarecimeno entre trabalhadores da saúde, assistência social, educação, cultura, agricultura e praticantes e agentes do desporto.
João Correia aconselhou a população a depositar o lixo em locais definidos pelas autoridades administrativas e abster-se de defecar ao ar livre, um comportamento que considerou de grave atentado à saúde pública, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente.
A falta de higiene pessoal e nos lugares públicos aumenta a probabilidade de ocorrência de doenças como a diarreia, cólera, febre tifóide e malária, que causam mortes, com maior incidência nas crianças menores de cinco anos e mulheres em idade fértil.
Em 2014, foi implementado na província de Malanje o programa de saneamento total das comunidades e escolas, sob a coordenação conjunta da Escola Técnica da Saúde e a direcção do Ambiente, financiado pela União Europeia.
A administradora municipal de Kiwaba Nzoji, Joana Virgínia de Matos, disse que a companha de sensibilização contribui para a redução de casos de paludismo e outras doenças causadas pela picada do mosquito.
A necessidade de acabar com as águas paradas, concentração de lixo e outras práticas nocivas foi sublinhada pela administradora, que aconselhou a população a seguir os conselhos dos agentes de saúde pública, para evitar doenças. 

Tempo

Multimédia