Províncias

Campanha contra a raiva na vila da Caála

Estácio Camassete | Caála

Mais de mil animais de estimação estão a ser vacinados contra a raiva, no município da Caála, durante a campanha organizada pela repartição municipal da agricultura.

Milhares de animais são imunizados
Fotografia: Jornal de Angola

A chefe da repartição, Bernarda da Cruz, disse que a campanha, além de imunizar os animais, serve para prevenir a população dos riscos que pode correr com mordeduras cães, gatos e macacos.
Na primeira campanha do ano, o sector de veterinária da Caála pretende vacinar mais de mil animais na sede do município, onde foram notificados, há alguns meses, dez casos de raiva nos bairros Mangumbala, Catelenga Velha e um caso isolado no sector do Gove.
Outras campanhas de vacinação anti-rábicas vão ser levadas a cabo nas restantes comunas, dado que o sector de veterinária reservou mais de três mil doses de vacinas, quantidade suficiente para atingir todas as localidades do município.  Passados menos de seis dias desde o início da campanha, já foram vacinados mais de 500 cães, número que considera ainda insuficiente, tendo em conta a quantidade dos que vadiam pelas ruas. “Faço um apelo aos proprietários destes animais para os levarem aos postos anti-rábica ou à repartição municipal da agricultura para que sejam vacinados. Os criadores têm de ter cuidado ao lidarem com estes animais e manterem-nos presos à corrente durante o dia e só os soltarem à noite”, aconselhou.

Tempo

Multimédia