Províncias

Camponeses recebem meios

Justino Vitorino| Canassi

Os camponeses do sector de Canassi, no município do Chinjenje, integrados em associações locais, e as autoridades tradicionais da circunscrição receberam ontem instrumentos de trabalho, oferecidos pelo secretário provincial do  MPLA.

Fotografia: JAImagens

Kundi Paihama entregou  charruas para tracção animal, catanas, enxadas, limas, fertilizantes e sementes diversas.
O ex-governador do Huambo pediu os beneficiários para valorizarem os meios atribuídos, de forma que eles possam durar e garantir a sua auto-suficiência alimentar e proporcionar melhores condições de vida às famílias. Pediu também  os camponeses para apostarem na formação académica e nos pequenos negócios.
As autoridades tradicionais do sector de Canassi pediram o aumento de professores e de escolas, tendo em conta o número de crianças fora do sistema normal de ensino. O rei Tchandja V, Joaquim Francisco, considerou que a procura de alunos tem ultrapassado a capacidade de resposta do sector, dai apelar para construção de mais salas e a admissão de professores para a localidade.
“Temos muitas crianças fora do sistema normal de ensino, sobretudo nas classes iniciais”, disse Tchandja V, para quem o aumento de salas e professores assegura maior qualidade ao ensino.
Além disso, o sector precisa também de alfabetizadores nas comunidades rurais, para reduzir o índice de analfabetismo, principalmente nas camadas adultas.
O soberano mostrou-se  preocupado com a ausência de alunos nas salas de aulas, para se dedicarem às lavras e à pastorícia.
O rei Tchandja V pediu a construção na localidade de um centro de artes e ofícios.

Tempo

Multimédia