Províncias

Camponeses solicitam apoio em instrumentos

O rei do município do Cuito Cuanavale, no Cuando Cubango, solicitou ao Governo da província apoio em sementes, fertilizantes, adubos, charruas de tracção animal e outros instrumentos agrícolas, para que os camponeses possam aumentar as suas áreas de cultivo.

Campos livres de minas são transformados em terras de cultivo de milho e arroz
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Bingo Bingo disse que neste momento a região do Cuito Cuanavale oferece excelentes condições para a prática da agricultura em grande escala, tendo em vista que o processo em curso de desminagem no município permitiu limpar vários campos agrícolas que se encontravam com muitos engenhos explosivos.
“Hoje já é possível circular livremente no município do Cuito Cuanavale, graças ao processo de desminagem que tem sido feito pelo Governo no sentido melhorar as condições de vida das populações”, disse, admitindo que anteriormente  e face ao conflito armado e a histórica da batalha do Cuito Cuanavale, a região foi uma das mais minadas a nível do país.
A autoridade tradicional sublinhou que com o processo de desminagem, os camponeses do município pretendem aproveitar ao máximo os campos livres de minas para os transformar em  terras de cultivo de milho, massango, massambala, arroz, mandioca, repolho, couve, tomate, cebola, batata-doce e rena, alface, entre outras culturas.
Bingo Bingo reconheceu existirem terras aráveis e água  para a produção de alimentos em abundância, mas explicou ser importante a aquisição de  instrumentos agrícolas, como sementes, fertilizantes, adubos, charruas de atracção animal e tractores.  
O rei Bingo Bingo elogiou o Executivo pelo facto de nos últimos tempos prestar uma atenção particular ao município do Cuito Cuanavale, com a construção e reabilitação de importantes infra-estruturas sociais, que estão a mudar significativamente a vida da população.
Como prioridade, a autoridade tradicional apontou  a construção de uma central de captação, tratamento e distribuição de água potável com  capacidade para bombear 300 metros cúbicos do produto por hora e de uma central térmica.No município, a estrada que liga a cidade de Menongue ao Cuito Cuanavale, num percurso de 187 quilómetros,e o Aeroporto 23 de Março foram concluídos.
Na região está a ser erguido um memorial para homenagear  os cidadãos angolanos que participaram na luta contra os invasores sul-africanos.
Entre as acções que visam melhorar as condições de vida das populações, constam   a  recuperação da Fazenda Agro-industrial do Longa, vocacionada para a produção de arroz em grande escala, a construção do Hospital Municipal, com capacidade para 100 camas, além de dezenas de escolas e unidades sanitárias construídas nos últimos 15 anos.Com o aumento da  rede escolar mais crianças passaram a ter acesso ao sistema de ensino no município, além de enquadramento de uma dezena de professores.
 Apesar destes ganhos, o rei destacou que urge a necessidade de se continuar a trabalhar para que mais localidades do município possam beneficiar de escolas, unidades sanitárias, sistemas de fornecimento de energia eléctrica e água potável, habitação, estradas, pontes, entre outros empreendimentos para o bem-estar social da população.
Bingo Bingo solicitou o Executivo no sentido de continuar a prestar uma atenção especial as autoridades tradicionais, tendo em vista o grande papel que jogam no seio das comunidades rurais.

Tempo

Multimédia