Províncias

Capacidade eléctrica é reforçada em breve

Matias da Costa | Cuito

A província do Bié vai atingir, até final deste ano, níveis suficientes na distribuição de energia eléctrica, fruto da instalação de 34 postos de transformação (PT) e de 15 mil ligações domiciliares, anunciou a presidente do conselho de administração da ENDE.

Estão em curso os trabalhos para a expansão da rede eléctrica
Fotografia: Edmundo Eucilio | Edições Novembro

Ruth Safeca, que constatou obras do sector, afirmou que, apesar de alguns constrangimentos de ordem financeira, as construções das centrais térmicas nos municípios do Chinguar, Cuito e Andulo registam um bom andamento.
A PCA da ENDE disse que a instalação dos PTs nos municípios referidos vai permitir dobrar a capacidade actual de fornecimento de energia à população.
Ruth Safeca sublinhou que, associada às obras estruturantes das centrais térmicas, a província do Bié conta ainda com o projecto de Laúca, já em Setembro, e a reabilitação da hidroeléctrica do rio Cunje, em Camacupa.
Perante os desafios que o sector da energia assumiu, a PCA remete a ENDE a necessidade de ter recursos humanos com qualificação, com vista a efectivar os projectos em curso, tendo garantido a inclusão de políticas de formação e treinamento de pessoal que vão assegurar as centrais térmicas em construção.

Tempo

Multimédia