Províncias

Casos de violência doméstica reduzem

Oitenta e quatro casos de violência doméstica foram notificados, de Janeiro a Fevereiro deste ano, contra 174 diagnosticados no período homólogo de 2019, nos 11 municípios da província do Huambo.

Fotografia: DR

Os dados foram avançados na quinta-feira pelo director em exercício do Gabinete da Acção Social, Família e Igualdade de Género da província do Huambo, Albino Fonseca Lumingo, à margem da palestra sobre “Relação pais e filhos num mundo globalizado”, enquadrados nas comemorações do dia do Pai, celebrado a 19 de Março.
Acrescentou que os casos de violência doméstica registados nos dois últimos meses estão relacionados com a fuga à paternidade, abandono familiar, agressão física e moral, assim como a falta de prestação de alimentos aos menores devido ao incumprimento dos pais.
Desta cifra, Albino Fonseca Lumingo explicou que 50 por cento dos casos da violência doméstica diagnosticados prendem-se com o abandono familiar em consequência da paternidade irresponsável.
Justificou que esta redução de casos deve-se aos trabalhos de sensibilização contra a violência doméstica nas comunidades e a divulgação constante da legislação angolana para melhorar a visão da cultura jurídica.

Tempo

Multimédia