Províncias

Casos aumentam na Lunda Sul

A Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher na Lunda Sul mostrou-se preocupada com o crescente número de casos de violência doméstica durante o primeiro trimestre, informou ontem, em Saurimo, o técnico assistente da instituição.

José Txingueletxi, que falava aos órgãos de comunicação social sobre o balanço das ocorrências do primeiro semestre, disse que 12 dos 59 casos registados referem-se a violência contra homens e 47 contra mulheres.
O técnico assistente apontou as questões económicas, com 35 ocorrências, psicológicas com 23, físicas com uma, como as principais causas, tendo acrescentado que a fuga à paternidade, o incumprimento do pagamento de mesadas e o ciúme constituem preocupações para a direcção provincial.

Produção agrícola


O Governo da Lunda Sul entregou, ontem, instrumentos agrícolas a mais de mil famílias camponesas das localidades de Samuphafo e  Sambuambua, no município de Saurimo.
A governadora provincial Cândida Narciso, que presidiu à entregade instrumentos agrícolas, disse que a acção se enquadra nos esforços conjugados para o aumento da produção de alimentos.
A governadora provincial acredita   ser possível garantir a comercialização dos produtos para outras regiões do país.Cândida Narciso salientou que “não se pode esperar apenas pelo petróleo, porque é um recurso não renovável”.

Tempo

Multimédia