Províncias

Casos de malária são aos milhares

Weza Pascoal | Menongue

O Hospital Pediátrico de Menongue registou deste Janeiro 5.995 casos de malária, que resultaram em dez óbitos, revelou ontem a sua directora.

O hospital, disse, registou no mesmo período casos de outras doenças, entre os quais 510 de gripe, 499 de diarreias agudas, 298 respiratórias, 121 anemias e 111 de parasitose.
Casos de malnutrição, parasitose, varicela e sarampo, afirmou, também são frequentes.
Elsa Kalenga referiu que neste momento estão internados mais de 150 crianças com menos de cinco anos com doenças provocadas na maioria dos casos pela chuva.

Internamentos


O hospital Pediátrico tem dez salas de internamento, com cerca de cem camas, cinco médicos e 64 enfermeiros, que atendem diariamente mais de 200 crianças, entre as quais de 15 a 20 têm de ficar internadas.
A unidade tem também áreas de estomatologia, Raio X, banco de urgência, farmácia interna e externa, laboratório, hemoterapia, cirurgia, neonatologia, nutrição e dois consultórios.
A directora disse que o hospital precisa que seja ampliada a capacidade de internamento, pois há pacientes em camas nos corredores e em tendas e o número de médicos e de enfermeiros é insuficiente.

Tempo

Multimédia