Províncias

Centro de formação construído na Huíla

A cidade do Lubango vai dispor, dentro de três meses, de um centro de formação de quadros em  gestão e tratamento de água, anunciou ontem o director nacional de Águas.

Lucrécio Costa  falava no Lubango, onde se deslocou para participar das actividades alusivas ao 22 de Março, Dia Mundial da Água.
A infra-estrutura está integrada num conjunto de acções para formar quadros que   garantam a operacionalidade dos investimentos feitos no sector, com vista a oferecer água de qualidade às populações.
O director nacional das Águas disse que o centro  permite que se faça uma gestão empresarial de todos os serviços existentes no sector das Águas.
Lucrécio Costa explicou que a infra-estrutura facilita a efectivação de operações de forma mais responsável e sustentável e permite que se façam cobranças mais justas destes serviços. Lucrécio Costa considerou que os investimentos feitos nos últimos seis anos nas estruturas de captação, tratamento e abastecimento permitiram aumentar a capacidade de oferta aos cidadãos no meio urbano e periurbano.
Ao falar à imprensa, por ocasião do Dia Mundial da Água, sob o lema “Água e Emprego”, Lucrécio Costa disse que há um aumento considerável de consumidores, pelas acções financiadas pelo Banco Mundial, União Europeia e UNICEF. Afirmou que as acções se enquadram no Programa de Desenvolvimento Institucional no Sector das Águas (PDISA), no âmbito do qual em 132 cidades do país são reabilitados e construídos sistemas, para garantir água de qualidade e em quantidade.

Tempo

Multimédia