Províncias

Centro de saúde conta com seccão de hemoterapia

O centro municipal de saúde de Camanongue (Moxico) conta desde sexta-feira com uma secção de hemoterapia, inaugurada pela administradora municipal adjunta, Anastácia Ginga, no âmbito do programa de municipalização dos serviços de saúde.

A secção de hemoterapia, equipada com fundos do programa do governo provincial para a melhoria dos cuidados primários de saúde, conta com banco de sangue, frigoríficos para a conservação de reagentes, analisadores de hematologia, estufa, centrífuga e separadores.
O presidente da Associação Provincial de Dadores de Sangue no Moxico, António Pinto, mostrou-se satisfeito com a entrada em funcionamento da hemoterapia em Camanongue, o que vai ajudar a evitar as mortes por falta de sangue.
António Pinto revelou que muitos pacientes que precisavam de sangue eram obrigados a deslocar-se ao Luena e agora deixarão de o fazer, fruto da existência de uma nova hemoterapia.
Lembrou que, para saudar o Dia Mundial do Dador de Sangue (14 de Junho), o programa reserva visitas à maternidade provincial do Moxico, bem como aos Hospitais Geral (HGM), municipal, sanatório e militar, localizados na cidade do Luena, além de palestras sobre a importância da doação de sangue e marcha de apoio e incentivo à doação.

Tempo

Multimédia