Províncias

Centro do Ritondo reaberto ao público

O centro de saúde do bairro Ritondo, em Malanje, foi reaberto esta semana, no âmbito da estratégia do governo de aproximação dos serviços sanitários junto dos cidadãos, após sete anos paralisado, por motivos de degradação. A infra-estrutura beneficiou de obras de reabilitação, ampliação e apetrechamento.

Província viu reabilitado o centro médico do Ritondo
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro

O  centro, que funciona com um médico e 12 enfermeiros, dispõe de consultórios pré-natal, de medicina, pediatria, Programa Alargado de Vacinação (PAV), área de parto e de pequenas cirurgias, assim como um banco de urgência. Conta, ainda, com farmácia e lavandaria, para atender mais de 12 mil pacientes.
A reabertura foi marcada com o corte de fita pelo governador provincial de Malanje, Norberto  dos Santos “Kwata Kanawa”, que, na ocasião, pediu aos responsáveis, para fiscalizarem criteriosamente as acções dos enfermeiros em serviço, evitando o destino incerto de medicamentos e outras práticas que comprometam a instituição.
  Norberto  dos Santos “Kwata Kanawa”pediu à população para conservar o estabelecimento, com vista a servir as futuras gerações e corresponder os objectivos de assistir os pacientes do bairro Ritondo.
Por sua vez, o regedor do Ritondo, Miranda Maiapa-pa, frisou que, com o reinício do atendimento no centro, a população deixará de se deslocar ao Hospital Regional de Malanje e às unidades sanitárias circunvizinhas, em busca de assistência médica e medicamentosa.

Tempo

Multimédia