Províncias

Centro infantil comunitário sem espaço

Valter Gomes |Sanza Pombo

O Centro Infantil Comunitário do município de Sanza Pombo, província do Uíge, necessita de ampliação para melhor acomodar as mais de 150 crianças inscritas na instituição, informou ontem ao Jornal de Angola o seu responsável.

Administração municipal vai estabelecer mecanismos adequados para melhorar o espaço visto que o centro comunitário desempenha um papel preponderante na educação das crianças
Fotografia: Eunice Suzana | Uíge

Joaquim Miguel disse que o centro, construído em 2009, tem capacidade para acolher 66 crianças, dos três aos dez anos e tem um refeitório, área recreativa, gabinete do coordenador e outros compartimentos que facilitam a aprendizagem das crianças matriculados na instituição. “Precisamos de alargar o espaço. A população começa a valorizar cada vez mais o papel do centro, tendo em conta a influência que está a ter no processo de aprendizagem das crianças matriculadas na nossa instituição.
 A cada dia que passa, o número de crianças está a aumentar. No princípio tínhamos 66 crianças, mas actualmente o número subiu para mais de 150”, disse.  O terreno que fica ao lado do centro é suficiente para construir novas salas e acolher mais de 200 crianças.
O actual centro tem um coordenador, duas educadoras de infância e igual número de vigilantes, além dos auxiliares. Para preencher o quadro de funcionários são necessárias duas cozinheiras e lavadeiras. No centro as crianças aprendem a ler e a escrever os nomes das coisas, os símbolos da República, a cantar, desenhar e jogar.
O administrador municipal de Sanza Pombo, Baptista Bunga, garantiu que a administração vai estabelecer mecanismos adequados para melhorar o espaço, visto que o centro comunitário desempenha um papel preponderante na educação e transmissão de valores éticos e culturais às crianças.
Baptista Bunga lembrou que o Executivo definiu a criança como uma prioridade absoluta, por isso “estamos preocupados com a melhoria das condições de educação das crianças, partindo para a criação de espaços recreativos, novos centros infantis comunitários e outras áreas que facilitam a aprendizagem”.  Além do Centro Infantil Comunitário, o município de Sanza Pombo tem outros que funcionam nas comunas onde o administrador municipal prometeu prestar mais atenção, com vista à sua melhoria funcional.
O município de Sanza Pombo tem uma extensão de 4.845 quilómetros quadrados. Está localizado a 150 quilómetros da cidade do Uíge. a região tem três comunas: Huamba, Alfândega e Cuilo Pombo, e 240 aldeias. A sua população é de 103 mil habitantes.

Tempo

Multimédia