Províncias

Comuna do Lova tem luz e estrada está em reparação

Joaquim Aguiar|Dundo

A comuna do Lova, 80 quilómetros da sede municipal do Chitato, província da Lunda-Norte, tem desde o fim-de-semana novas infra-estruturas, que vão contribuir para o desenvolvimento da região.

A comuna do Lova, 80 quilómetros da sede municipal do Chitato, província da Lunda-Norte, tem desde o fim-de-semana novas infra-estruturas, que vão contribuir para o desenvolvimento da região.
  A administradora municipal do Chitato, Angélica Néné Curita, inaugurou a sede da administração comunal, as residências do administrador e do seu adjunto e um gerador de 60 kva, que vai fornecer energia eléctrica à sede da comuna.
 A comuna é das mais importantes do município do Chitato, pelo facto de ser potencialmente agrícola e ter boas condições para a pesca. Conta também com uma escola de seis salas e um centro médico.
 A administradora municipal do Chitato disse que o Governo Provincial vai continuar a desenvolver programas que visam satisfazer as necessidades básicas das populações da do Lova, principalmente a reabilitação das vias de acesso.
 Angélica Néné Curita sublinhou a necessidade da recuperação da estrada que liga a comuna do Lova à cidade do Dundo e a ponte sobre o rio Luxico, para facilitar a circulação da população com maior comodidade e segurança.
 “O Governo vai em breve desenvolver trabalhos na estrada e também é reabilitada a ponte sobre o rio Luxico, tendo em conta que o material que estava em falta já se encontra na província” disse a administradora municipal do Chitato.
 Para o administrador comunal do Lova, Manuel Samundengo, é fundamental a recuperação das vias de comunicação, porque vai permitir que os camponeses da região escoem os seus produtos para os mercados da cidade do Dundo.
 Manuel Samundengo disse também que as infra-estruturas sociais têm garantido nova dinâmica no funcionamento da administração comunal, tendo apelado à população para preservar os investimentos que o Governo vai realizando.

Tempo

Multimédia