Províncias

Comunidade do Zanga já consome água potável

Marcelo Manuel | Quirimas

As comunidades de Quirima do Meio e Embondeiros, no sector do Zanga já dispõem, de água potável, depois da instalação de um sistema de captação e tratamento.

Projecto de execução de água foi desenvolvido pela administração municipal de Cazengo
Fotografia: Jornal de Angola

O projecto, com execução de 30 dias, foi desenvolvido pela Administração Municipal de Cazengo, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza e vai beneficiar directamente 980 pessoas.
Guilherme Rodrigues, responsável da empresa encarregada das obras, disse que foram construídos três fontanários e duas lavandarias com seis torneiras cada.
O sistema implantado na Quirima do Meio possui 90 metros de profundidade e um reservatório para cinco metros cúbicos de água, enquanto o da comunidade do Embondeiro tem 70 metros de profundidade e um tanque de armazenagem para dez metros cúbicos.
O vice-governador do Kwanza-Norte para o sector social, Alberto Kipungo, que inaugurou os sistemas, anunciou a contínua criação de projectos que garantam o fornecimento de água em boas condições para a população.
O soba de Quirima do Meio, João Kawaco, reconheceu que a concretização destes projectos vai aliviar o sofrimento das mulheres que percorriam diariamente um quilómetro até ao rio Kamuaxi, em busca de água.
A autoridade tradicional pediu a instalação de moagens de fuba de bombo, a reabilitação da picada que liga aquela localidade ao Canzondo e a execução de projectos de iluminação pública.

Tempo

Multimédia