Províncias

Construção de salas de aula está entre as prioridades

Fula Martins| Ambriz

A construção de salas de aula, no quadro das acções que visam baixar o número de alunos fora do sistema de ensino, constitui uma das principais prioridades da Administração Municipal do Ambriz.

Fotografia: JA Imagens

A administradora municipal do Ambriz, Joana Cabunde, explicou ontem que a construção das referidas salas de aula se enquadra no Programa de Investimentos Públicos (PIP) e vai ajudar a descongestionar as actuais escolas da região.
Actualmente, as escolas do município ainda apresentam salas com cerca de 80 alunos, o que representa uma violação às normas estabelecidas na Reforma Educativa, que orientam para 25 estudantes para cada turma.
Joana Cabunde mostrou-se ainda preocupada com o número muito reduzido de professores, daí apelar para a realização de um concurso público a nível do sector, para que se colmate esta situação.
Noutro campo, a administradora apelou à classe empresarial nacional e estrangeira para investir no município do Ambriz, por considerar que a região oferece todas as condições que favorecem a instalação de qualquer negócio. A administradora municipal do Ambriz aconselhou aos empresários e pessoas interessadas em investir no município para o fazerem, sobretudo nos sectores do turismo, comércio e agro-pecuária.
A responsável sublinhou que estes sectores contribuem para o engrandecimento da economia e possibilitam o aumento da oferta de emprego aos jovens da região.

Espaços turísticos


Joana Cabunde deu a conhecer que, para aliciar os investidores, a administração está a trabalhar na identificação de zonas turísticas, até agora desconhecidas, no loteamento de espaços e no melhoramento das vias rodoviárias.
A administradora do Ambriz assegurou que, apesar da crise económica e financeira que assola o país, a municipalidade está a fazer grandes progressos para o bem-estar da população, daí pedir a colaboração dos munícipes daquela região pesqueira do Bengo.
Para os próximos tempos, a administradora Joana Cabunde disse que se prevê a reparação das principais vias secundárias e terciárias do município do Ambriz.
O município do Ambriz conta com uma população estimada em 17.575 habitantes, que se dedica à pesca, comércio, caça e agricultura de subsistência, segundo a administradora Joana Cabunde.

Tempo

Multimédia