Províncias

Covid-19: Autoridades sanitárias de Catumbela reforçam prevenção

As acções de rastreio de gripes comuns estão a contribuir para o reforço da prevenção contra a propagação do novo coronavírus no município da Catumbela, província de Benguela.

População é aconselhada a lavar constantemente as mãos
Fotografia: Maria Augusta | Edições Novembro


De acordo com o director municipal da Saúde na Catumbela, Arsénio Sawendo, citado pela Angop, a equipa técnica de prevenção à Covid-19 leva a cabo trabalhos de sensibilização a nível das comunidades, formação dos técnicos e rastreio de algumas gripes nas unidades sanitárias.
Segundo o responsável, todas as amostras recolhidas localmente na semana passada e enviadas a Luanda para o despiste da Covid-19 deram resultados negativos.

Arsénio Sawendo explicou que o município recebeu até ao momento 25 testes rápidos e aconselhou a população a lavar constamente as mãos com água e sabão.
“São apenas para a primeira fase e se der positivo, automaticamente o cidadão é isolado e depois faz-se outro nível de colheita que vai a Luanda para o resultado definitivo”, disse.

De igual modo, apelou à denúncia dos cidadãos que violem a cerca sanitária imposta a Luanda, mas, ao mesmo tempo, assegurou que a equipa de vigilância epidemiológica está preparada para fazer rastreios onde for necessário.
O director municipal considerou importante que os sobas colaborem, porque “muitas vezes recebemos telefonemas dos munícipes, mas não indicam a casa dos suspeitos vindos de Luanda”.

Tempo

Multimédia