Províncias

Crianças nas escolas são desparasitadas

Pedro Bica | Kibaxe

Um total de 131.253 crianças foi desparasitada na província do Zaire, durante uma campanha realizada o ano passado nas escolas do 1.º nível e 1.º ciclo.

Fotografia: Dr

O director nacional de operações da ONG Mentor Initiative em Angola, Ferdinand Djerandouba, que falava no encontro provincial de avaliação, orientação técnica e planificação do programa de combate às doenças tropicais negligenciadas, disse que a organização que representa vai continuar a apoiar os ministérios da Saúde e da Educação.
O director provincial em exercício da Educação, André Gomes, lembrou que as doenças tropicais negligenciadas comprometem o nível de assimilação de conhecimentos nos alunos.
André Gomes pediu mais responsabilidade aos professores e técnicos da Saúde durante a realização das campanhas de desparasitação.
O director do Gabinete Provincial da Saúde, João Paulo, disse que o Zaire é uma província endémica em doenças tropicais negligenciadas, como a bilharziose e tripanossomíase, com maior incidência nos municípios de Mbanza Kongo, Cuimba, Nzeto e Tomboco.
O Gabinete Provincial da Saúde, acrescentou, tem promovido acções de combate à propagação das doenças tropicais negligenciadas nas comunidades e escolas.
O programa de desparasitação da ONG Mentor Initiative teve início em 2014 e abrange três províncias, no-meadamente Uíge, Huambo e Zaire.

Tempo

Multimédia