Províncias

Crianças no Cuando Cubango adquirem orientação escolar

Nicolau Vasco | Menongue

Mais de 167 crianças, dos dois aos cinco anos, inscritas no centro infantil Santa Isabel das irmãs missionárias do Santíssimo Salvador, na cidade de Menongue, Cuando Cubango, recebem orientação escolar e espiritual, para que possam crescer num ambiente sadio.

Crianças são preparadas para ir à escola
Fotografia: Nicolau Vasco | Menongue

A responsável do infantário,  irmã Teresa Nafela, disse ontem ao Jornal de Angola que o centro tem capacidade para 96 crianças, mas, por ser a única instituição do género na cidade de Menongue, este ano foram matriculadas 167 crianças, que diariamente cumprem  um rigoroso calendário de actividades.
O centro infantil foi construído em 2010, numa área de cem metros quadrados, com apoio financeiro do Governo da província e possui espaços de jogos, escritórios, área de lazer, de exercício físico, balneário, quartos com berçários, salas onde as crianças aprendem a ler, de acordo com as normas do Ministério da Educação e do Instituto Nacional da Criança (INAC).
As crianças têm direito a livros, brinquedos e alimentação, serviços para os quais os encarregados de educação pagam mensalmente 15 mil kwanzas. Teresa Nafela acrescentou que a  instituição garante trabalho a 14 pessoas, entre educadoras infantis, cozinheiras e seguranças.
No passado, as irmãs do Santíssimo Salvador recebiam apoios da Cáritas de Angola para ajudar as famílias atingidas pela guerra e em situação vulnerável, em educação social, entre outros incentivos, mas, hoje, a realidade é outra e grande parte dos programas encontram-se paralisados. 
Os poucos recursos de que o centro dispõe  servem apenas para o pagamento de salários, compra de alimentação e de materiais didácticos.

Tempo

Multimédia