Províncias

Cubal aposta na melhoria da qualidade do ensino

Maximiano Filipe

Melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis e a assistência médica à população, no âmbito da humanização dos serviços de saúde, constituem prioridades da administração municipal do Cubal, para 2018.

A cada ano que passa aumenta o número de jovens nas escolas
Fotografia: Edições Novembro

A garantia foi dada pela administradora municipal, Adelta Matias, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, tendo destacado também o desafio de melhorar o saneamento básico, o fornecimento regular de energia eléctrica e de água potável, em todos os bairros periféricos do município e nas sedes comunais.
No âmbito do programa de combate à fome e redução da pobreza, a administradora disse que particular atenção será dada ao aumento da produção no sector agro-pecuário. Adelta Matias lembrou que, apesar dos escassos recursos financeiros, o fomento da agro-pecuária é um dos desafios que contam com o apoio estratégico do governo da província, que tudo está a fazer para o alargamento e reabilitação das vias de acesso, de modo a facilitar o escoamento dos produtos do campo para outras localidades.
De acordo com a administradora municipal do Cubal, “a mobilização dos membros das cooperativas de camponeses e criadores de gado bovino e caprino é uma das acções a ser materializada, no âmbito do fomento da actividade agrícola e pecuária.
Adelta Matias fez saber que, no domínio da preservação das reservas fundiárias do Estado e combate às habitações de forma desordenada, a administração do Cubal dará sequência aos trabalhos de urbanização de terrenos, para a cedência aos interessados, visando a auto-construção dirigida, acção que contará com o envolvimento de todas as franjas da sociedade, nomeadamente igrejas, partidos políticos, autoridades tradicionais e organizações afectas à sociedade civil.

Tempo

Multimédia