Províncias

Cubal conta com centro de pesquisa

O município do Cubal, província de Benguela,  conta com um Centro de Pesquisa em Saúde,  vocacionado para doenças infecciosas e negligenciadas,  iniciativa da Universidade Katyavala Bwila, em parceria com o Hospital Universitário de Vall d'Hebron de Espanha e o Hospital Nossa Senhora da Paz.

A criação do centro  insere-se num projecto que visa gerir, criar e difundir o conhecimento científico na área da Saúde na província de Benguela, por meio de instituições locais e criar alianças internacionais que ajudem a decidir e elaborar as políticas do sector.
O centro  providencia tratamento de doenças infecciosas e parasitárias como o VIH/Sida, malária, parasitoses intestinais e as doenças tropicais negligenciadas como a oncocercose, hanseníase, teníase e helmintíases,  além de saúde pública e materno-infantil.
A ministra do Ensino Superior, Maria do Rosário Sambo, assegurou o apoio institucional do Executivo angolano ao projecto, quer na investigação nas comunidades quer para fortalecer o ensino na área de medicina.

Tempo

Multimédia