Províncias

Abastecimento de água potável reforçado na Uia

Domingos Calucipa | Ondjiva

O abastecimento de água à população da localidade de Uia, a cerca de 35 quilómetros da sede municipal da Cahama, na província do Cunene, foi reforçado, desde ontem, com a instalação de quatro reservatórios plásticos de maior capacidade, no quadro da estratégia do Serviço Provincial de Protecção Civil que visa minimizar os afeitos da seca na vida das comunidades, anunciou o segundo-comandante deste órgão.

Paulo Calunga disse que numa primeira fase estão disponíveis 24 tanques plásticos de dez mil litros cada, para serem distribuídos em zonas críticas, e que substituirão os anteriores de cinco mil litros, distribuídos em diferentes pontos, há quatro anos.
O segundo comandante do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros referiu que o objectivo da colocação dos reservatórios nessas zonas é aumentar a capacidade no fornecimento de água às populações. “Começamos no município da Cahama e na próxima semana estaremos a colocar tanques no intervalo entre as localidades de Anhanga e Evale, no municipio do Cuanhama”, adiantou. Os recipientes, garantiu Paulo Calunga, são reabastecidos duas vezes por semana, como forma de mantê-los sempre com água.
O soba da localidade de Uia, José Vitorino e pediu a reabilitação dos furos de água inoperantes. “O abastecimento regular dos reservatórios vai aliviar o sofrimento da população nesta altura de escassez de água”.

Tempo

Multimédia