Províncias

Abordado o ensino de línguas nacionais

A aplicação de novos métodos de ensino em línguas nacionais está a ser abordada desde segunda-feira, em Ondjiva, por 58 professores do ensino primário dos seis municípios da província do Cunene.

Escolas vão introduzindo novos métodos
Fotografia: Eduardo Pedro |

Durante os cinco anos, os professores vão abordar temas relacionados com o manual de orientação para o docente, livro do aluno, conjunto de cartazes de conversação, formulador de frases do aluno e base de apoio para a prática do professor e aluno.
Constam ainda do programa temáticas sobre o conjunto de livros de leitura, organização da sala de aula, explicação geral, plano e visão geral das três fases do curso, competências, recursos e planos gerais da avaliação e gestão do tempo. O chefe do departamento de Educação, Anselmo Hipukuluka, disse que a acção formativa visa dotar os professores de conhecimentos com vista à aplicação do ensino das línguas angolanas nas escolas do ensino geral.
A formação visa ainda fazer com que os alunos possam, com ajuda dos professores, aprender a superar as debilidades com a leitura, escrita e expressão oral, com realce para os grupos étnicos ambós e nyaneka-humbe. Anselmo Hipukuluka afirmou ainda que o seminário vai permitir proporcionar aos professores conhecimentos, competências e habilidades para melhor gestão do processo de ensino e aprendizagem das línguas nacionais, com destaque para as mais faladas na província.

Tempo

Multimédia