Províncias

Administração local pretende aumentar equipamentos de impacto social na região

Elautério Silipuleni | Ondjiva

A construção de mais escolas, postos de saúde, abertura de furos de água e represas estão entre as prioridades da administração comunal de Ondjiva, município do Cuanhama, província do Cunene, com vista a melhorar a qualidade de vida da população.

Várias infra-estruturas de impacto social estão a ser reabilitadas e construídas na região para melhorar o nível de vida da população
Fotografia: Jornal de Angola

A construção de mais escolas, postos de saúde, abertura de furos de água e represas estão entre as prioridades da administração comunal de Ondjiva, município do Cuanhama, província do Cunene, com vista a melhorar a qualidade de vida da população.
Em declarações ao Jornal de Angola, o administrador de Ondjiva, Nicolau Mwesipewa, assinalou que as referidas infra-estruturas vão ser financiadas pelo Fundo de Gestão Municipal.
A administração comunal tem sob a sua dependência 123 escolas, das quais 119 são do ensino primário e quatro do primeiro ciclo do ensino secundário, onde leccionam 1.193 professores, sendo que 980 são do ensino primário e 213 do primeiro ciclo.
A grande preocupação, de acordo com o administrador, continua a ser a insuficiência de professores e de salas de aulas a nível da comuna, o que obriga muitos alunos a percorrerem grandes distâncias para poderem estudar. No entanto, acredita na alteração do quadro nos próximos tempos, com a construção de mais salas de aulas e o ingresso de novos professores.

Mais postos de saúde

No domínio da saúde está prevista a construção de postos nas povoações da comuna.
Em relação à Água e Energia, esclareceu que a falta de água potável continua a ser a maior preocupação da população da comuna.
O abastecimento é assegurado pelo sistema de captação, a partir de Oipembe e Chana de Caricoco.
“O grande desafio agora é a abertura de mais furos de água e represas junto das comunidades, para poder minimizar a falta de água para consumo da população e do gado na época seca”, salientou. Nicolau Mwesipewa frisou que, para esse ano, a sua equipa pretende adquirir equipamento para reforçar o saneamento básico de Ondjiva e pôr mais contentores a nível dos bairros . A construção de três campos de futebol e futsal nos bairros dos Castilhos, Kafitu I e Naipalala I, para dar mais espaços de diversão aos jovens é outra prioridade, segundo o administrador.
Apesar de algumas contrariedades, Nicolau Mwesipewa considera positivo o balanço do ano económico de 2012, tendo em conta as realizações feitas em benefício das comunidades da comuna. Durante o referido ano foram reabilitadas e construídas várias infra-estruturas de impacto social, para melhorar o nível de vida da população.

Tempo

Multimédia