Províncias

Ajapraz dá solidariedade a famílias vítimas da seca

Dionisio David|Ombala-yo-Mungo

A Associação dos Jovens Angolanos Provenientes da Zâmbia (AJAPRAZ) entregou na quinta-feira bens alimentares diversos às populações vítimas da estiagem nas localidades de Ondeitotela, Ombala ya Mungu e Cafima, província do Cunene.

Dos bens doados, constam 50 toneladas de arroz, farinha de milho, peixe seco, conservas em lata, bidões para água e cadeiras de rodas.
O supervisor da AJAPRAZ para a área social, Hermenegildo dos Santos, disse que a ajuda alimentar surge em resposta ao apelo do Governo do Cunene, de modo a atenuar a grave carência alimentar em diversas localidades da província, em consequência da falta de chuvas.
No âmbito das suas responsabilidades sociais, a AJAPRAZ vai continuar a apoiar os esforços do Executivo em prol das populações necessitadas da província do Cunene e de outras localidades, garantiu Hermenegildo dos Santos.
O governador do Cunene, António Didalelwa, que recebeu simbolicamente os bens, agradeceu a ajuda para as comunidades afectadas pela fome e pela seca nas comunas e municípios, e cujo número, como sublinhou, tem vindo a aumentar assustadoramente. As localidades de Cuanhama, Curoca, Namacunde e Ombadja são as mais críticas. 
   
Falta de água 
      
A falta de água para as pessoas e para o gado é outra grande preocupação. O administrador de Ombadja, Domingos Taby, referiu que para abastecer a população são necessários muitos meios, desde reservatórios, transportes e recursos financeiros.
A administração municipal tem vindo a abastecer as comunidades, recorrendo a camiões cisternas que levam a água até aos tanques plásticos em diferentes pontos tidos como críticos no município. 
“Tem sido uma operação difícil devido a factores de ordem técnica e financeira, sobretudo pela incerteza em relação ao tempo que vai fazer”, referiu Domingos Taby, sugerindo a abertura de mais furos de água e captações de maior profundidade, tal como a reabilitação das muitas represas existentes na região para reter grandes quantidades no período chuvoso.

Tempo

Multimédia