Províncias

Alunos da comuna já recebem lanche

Pelo menos 794 crianças do ensino primário, na comuna de Oncócua, sede municipal do Curoca, a 333 quilómetros de Ondjiva, Cunene, beneficiam, no presente ano lectivo, do Programa de Merenda Escolar, que visa incentivar os alunos a irem às aulas e melhorarem os índices de aproveitamento.

O facto foi avançado à Angop pelo chefe em exercício da Repartição Municipal da Educação, José Barros, que referiu que o programa abrange apenas quatro escolas do meio rural.
José Barros realçou a importância da distribuição de merenda escolar, uma vez que aumenta a motivação do aluno na frequência às aulas, evitando assim as desistências, “porque muitos alunos saem cedo das suas casas e não têm oportunidade de comer”.
O responsável fez saber ainda que, devido à seca que assola a província, o sector está a registar um elevado absentismo por parte dos alunos nas salas de aulas, uma vez que os mesmos estão a ser levados para áreas de transumância de gado. “A seca está a levar as famílias a viverem numa situação de nómadas, devido à procura de mantimentos e de água para si e para o gado, levando consigo os seus filhos, onde permanecem vários meses, perdendo assim aulas”, frisou.

Tempo

Multimédia