Províncias

Anunciado plano de desenvolvimento

Dionísio David | Ondjiva

O governador do Cunene, António Didalelwa, pediu, em Ondjiva, a participação dos diferentes sectores para a materialização e execução de um conjunto de acções constantes dos programas de desenvolvimento da província, com destaque para a segurança alimentar, saúde pública, educação, acesso à créditos bancários, entre outras.

O governador disse que o acesso à água, para incentivar a agricultura e a pecuária, bem como a criação de condições objectivas com vista a rentabilização do comércio rural vão constituir prioridade do Governo do Cunene.
O plano prevê garantir a assistência técnica às comunidades rurais, a implementação do sistema de financiamento às unidades de produção agrícola familiares, promoção de políticas de valorização de recursos humanos e a criação de infra-estruturas.
O governador António Didalelwa ressaltou que o programa inclui igualmente o asseguramento da titularidade móvel e imóvel, controlo de acesso à água potável e o aumento das unidades de produção familiar.
A reabilitação das vias de comunicação, com o objectivo de garantir a ligação entre as zonas de produção e os centros de consumo consta igualmente das prioridades, segundo o governador. Salientou a criação de estratégias que visam a diminuição dos custos de transportes de mercadorias compradas e vendidas no meio rural.
O plano contempla ainda o desenvolvimento humano, de educação e aprendizagem da população, dando primazia à oferta dos ensinos médio e superior.
O Governo Provincial do Cunene, António Didalelwa, considera que a expansão do ensino técnico e profissional é o motor do desenvolvimento para a província, daí a necessidade do melhoramento da rede de infra-estruturas de ensino, apetrechando-as com laboratórios e oficinas.

Tempo

Multimédia