Províncias

Apoio à juventude está na ordem do dia

Paulino Capusso| Ondjiva

A Direcção Provincial da Juventude e Desportos do Cunene desenvolve desde de 2007 vários projectos, que estão a beneficiar milhares de jovens, virados para a construção de casas sociais, centros comunitários, entrega de kits profissionais e crédito bancário.

 
A Direcção Provincial da Juventude e Desportos do Cunene desenvolve desde de 2007 vários projectos, que estão a beneficiar milhares de jovens, virados para a construção de casas sociais, centros comunitários, entrega de kits profissionais e crédito bancário.
Na vertente dos desportos, o governo tem várias infra-estruturas disponíveis e vai construir mais 11 campos em diversos municípios da província.
O governo construiu nesse período 92 casas sociais, sendo 72 na cidade de Ondjiva e 20 na vila de Xangongo, já inauguradas e distribuídas aos beneficiários.
Também foi construído um centro comunitário para a juventude na vila da Cahama que se encontra na fase de apetrechamento. Igualmente está a ser construído um centro comunitário para a juventude na comuna do Xangongo. A área profissional e de auto-emprego, beneficiou, ao todo, 505 jovens com diversos meios e kits profissionais para o fomento do auto-emprego. Por outro lado, mais de 270 jovens filiados em 52 cooperativas beneficiaram de financiamentos do projecto “Credito Jovem” desde 2008 ate o presente ano. A cidade de Ondjiva conta com um Jango Juvenil em funcionamento desde 2007, que tem beneficiado muitos jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos, nos cursos profissionais de informática, electricidade, culinária, pastelaria e inglês.

Desportos

A Direcção dos Desportos no Cunene controla ao todo 2.735 atletas em todos os escalões e sexo, filiados em cinco associações, designadamente de futebol, basquetebol, atletismo, xadrez e andebol. Conta tambem com dois núcleos desportivos, isto é, um de voleibol e outro de ciclismo. A província tem o controle de 66 técnicos e 63 árbitros para as diversas modalidades desportivas praticadas nesta parcela do território.
Conta tambem com três campos desportivos oficiais para a pratica de futebol onze, em Xangongo, Ondjiva e Kahama, sendo os dois primeiros a beneficiar de obras neste momento para responderem as exigências desportivas. Para incentivar a pratica do desporto o governo da província do Cunene construiu um pavilhão gimno desportivo na cidade de Ondjiva e dois campos polivalentes nos municípios de Namacunde e Ombadja para a pratica de diversas modalidades, bem como está a ser construído um campo polivalente no bairro Naipalala, cidade de Ondjiva.

Outros projectos
para a juventude
 
De acordo com dados daquele organismo, prevê-se a construção de mais 100 casas sociais para a juventude em diversos municípios da província, designadamente Kwanhama com 40 casas, Namacunde com 20, Ombadja com 25 e por ultimo o município da Kahama com 15 casas.
No capítulo de infra estruturas desportivas a Direcção projecta a construção de mais campos nos municípios do Cuvelai, Namacunde, Cahama e Curoca. Também serão contempladas com campos desportivos as comunas da Calonga, Chiede, Chitado, Ochinjau, Mupa e a povoação de Santa Clara.
Outrossim é na Missão Católica de Canautoni e a Missão Católica do Chulo também vai ganhar infra-estruturas para a prática desportiva. Dos campos a serem erguidos na provincia, nove fazem parte do programa “Despontar”.

Tempo

Multimédia