Províncias

Associação lança projecto para ajudar famílias rurais

A Associação internacional “Médicos com África” (CUAMM)  lançou na sexta-feira,  no hospital missionário do Chiulo, município de Ombadja, província do Cunene, um projecto sobre melhoria de saúde pública para ajudar as famílias rurais que vivem no meio rural.

O projecto, com duração de 24 meses, é financiado pelo Fundo Soberano, com um orçamento avaliado em um milhão e trezentos mil dólares.A coordenadora do projecto, Franca Katoi, disse ser objectivo do projecto a promoção de palestras comunitárias sobre prevenção da má nutrição, doenças sexualmente transmissíveis, cuidados a ter com as mulheres grávidas, formação de técnicos e activistas comunitários e de parteiras tradicionais, entre outras acções.
Franca Katoi informou que a iniciativa visa responder a demanda do governo angolano em fortalecer a capacidade de formação em saúde pública, com acções preventivas, diagnóstico e tratamento das principais doenças, incluindo as áreas de fortalecimento técnico, material e equipamento hospitalar.

Acções constantes

O administrador municipal adjunto de Ombadja, Bonifácio Sambeni, valorizou o projecto, porquanto as acções constantes vão de certa forma melhorar o acesso à saúde pela população rural, tendo reconhecido o gesto humanitário dos médicos na prevenção, diagnóstico e tratamento dos pacientes.
“O CUAMM é um parceiro social que sempre esteve ao lado do governo, consubstanciando as suas tarefas principalmente no sector da saúde com a promoção de palestras comunitárias, cujas acções têm vindo a surtir efeitos positivos no seio da comunidade de Ombadja, melhorando cada vez mais a qualidade dos serviços de saúde pública”, enfatizou.
Bonifácio Sambeni salientou ainda que a extensão destes serviços nas várias localidades do município e a presença dos “Médicos com África” no hospital do Chiulo, levam a unidade sanitária a continuar a ser parte integrante dos melhores hospitais da província que oferecem um atendimento personalizado.

Missionários Católicos

O Hospital da Missão Católica do Chiulo, na provínciado Cunene, fundado em 1953 pelos Missionários Católicos, tem capacidade de internamento de 214 doentes.
Conta com serviços de consultas externas, medicina geral, cirurgia, farmácia, pediatria, maternidade, laboratório, Raio X, Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV), leprosaria, unidade de nutrição, bem como uma escola técnica de enfermagem.

Tempo

Multimédia