Províncias

Aumentam crianças nas salas de aulas

Mais de 600 crianças da comuna da Môngua, província do Cunene, vão ingressar no sistema de ensino, no  ano lectivo 2011.

Mais crianças vão poder aprender a ler e a escrever na província do Cunene
Fotografia: Santos Pedro

Mais de 600 crianças da comuna da Môngua, município do Kwanhama, vão ingressar no sistema de ensino, no ano lectivo 2011.
A administração local garante que está a ser construída mais uma escola, com seis salas, para o I nível.
A infra-estrutura está a ser erguida desde o início de Janeiro deste ano e deverá estar concluída dentro de oito meses.
O empreiteiro da obra, Eusébio Chipandeca, disse que, além das salas de aulas, a escola vai dispor de uma área administrativa e um pátio.
Sem avançar orçamentos, sublinhou que a obra decorre a bom ritmo e encontra-se na fase de cobertura, reboque externo e pavimento.
A comuna da Môngua localiza-se no município do Kwanhama e dista 55 quilómetros de Ondjiva (sede provincial) e dispõe de 20 aldeias e uma população estimada em 43.956 habitantes.

Cahama com nova escola

Uma escola do I nível de seis salas de aulas está a ser construída no município da Cahama, para facilitar o ingresso de 630 crianças no sistema normal de ensino, no ano lectivo de 2011. A obra teve início em Maio deste ano e está orçada em 37.994.000 kwanzas. Fica concluída em oito meses.
Segundo o encarregado da obra, André Mateus, além das salas de aulas a escola vai dispor da área administrativa e um pátio.
Por seu turno, a administradora municipal, Margarida Ulisiva, mostrou-se satisfeita com os avanços dos trabalhos e advogou a celeridade tendo em vista o objectivo social desta infra-estrutura.
O município da Cahama dista 198 quilómetros da cidade de Ondjiva, capital do Cunene, comporta duas comunas e 16 aldeias, com uma população estimada em 603.548 habitantes.

Tempo

Multimédia