Províncias

Casos de próstata aumentam em Ondjiva

Os serviços de Urologia do Hospital Geral de Ondjiva diagnosticou 125 casos de cancro da próstata no período de Janeiro à primeira quinzena de Novembro do corrente, registando um aumento de mais 17 em relação ao igual período de 2017.

Hospital Geral de Ondjiva
Fotografia: Dr

Em declarações à Angop, o especialista em urologia da unidade sanitária, Pablo Trwong Van Quan, disse que do total dos pacientes diagnosticados 70 estão em tratamento , 20 foram transferidos para Luanda,  10 abandonaram o tratamento e 25 morreram por causa do avançado estado da patologia.
O responsável explicou que o cancro da próstata é uma tumoração maligna do tecido epitelial, que atinge o cidadão do sexo masculino com idades compreendidas entre os 45 a 80 anos.
Pablo Quan disse que o histórico familiar é o que confere maior probabilidade, pois indivíduos que tenham parentes do primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata correm mais riscos de desenvolver à doença.
O especialista apontou ainda como causas de risco o consumo de gordura de origem animal, a obesidade e os factores hormonais, alertando
aos cidadãos do sexo masculino no sentido de irem as consultas regulares de diagnóstico da doença.

Tempo

Multimédia