Províncias

Centenas de famílias inquiridas

Domingos Calucipa

Ao todo, 308 agregados familiares de diferentes localidades dos meios rural e urbano da província do Cunene foram entrevistados durante a primeira fase do inquérito sobre despesas, receitas e emprego, realizado em todo o país de Março a Maio deste ano.

Inquérito em curso abrange comunidades do meio rural
Fotografia: Fernando Camilo| Edições Novembro

Segundo José Pedro Ja-cinto, responsável do Serviço Provincial do Instituto Nacional de Estatística, o inquérito, de âmbito nacional, visa procurar conhecer as reais condições da população, em relação às despesas, receitas e emprego.
“No que concerne às despesas, nós procuramos saber os gastos que as famílias fa-zem. Já quanto às receitas é para saber a fonte de aquisição, enquanto que no que respeita ao emprego é para saber o que cada um faz, que lhe permite obter receitas”, referiu.
O responsável disse que estes três indicadores vão permitir ao governo traçar políticas que visam melhorar as condições socioeconómicas das populações, quer do meio rural, como do meio urbano.
José Jacinto explicou que o projecto tem duração de um ano e está dividido em quatro fases, compreendendo cada fase três meses. Esta primeira, informou, resume-se apenas na recolha de dados, que posteriormente vão ser analisados, tratados e divulgados.
Disse que em Agosto próximo, seis meses depois do início do projecto, vão ser divulgados os dados preliminares, onde vai-se poder ter uma ideia de como o país está quanto aos gastos, receitas e emprego das famílias.
O responsável do Instituto de Estatística na província do Cunene garantiu que cada fase vai inquirir dezoito conglomerados habitacionais, perfazendo no final 72 conglomerados. Assinalou que na primeira fase foram abrangidos os municípios do Cuanhama, Namacunde e  Ombadja, onde dos 308 agregados inquiridos, 100 são da zona. A segunda fase arrancou dia 4 e estão a ser inquiridas as populações de Omukolongondjo e Mupa, município do Cuvelai, e de Yonde, no Cuanhama.

Tempo

Multimédia