Províncias

Conferência para gestores no Cunene

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

A Direcção Provincial do Cunene da Educação, Ciência e Tecnologia realiza na cidade de Ondjiva, a Conferencia Provincial da Educação para gestores escolares.

A formação termina hoje e tem como tema central “novos rumos da Educação, numa visão contemporânea da gestão educacional”. Os participantes discutiram matérias ligadas à gestão educacional, o papel do gestor na sociedade do conhecimento e caminhos e estratégias para uma nova gestão eficaz
Durante três dias, foram ainda analisadas questões relacionadas com o planeamento institucional na gestão estratégica em benefício da aprendizagem e a gestão escolar e a liderança na solução dos problemas do dia-a-dia. A conferência da Educação serviu para transmitir conhecimentos sobre os processos de gestão e a integração com os gestores para encaminhamento de questões práticas. A primeira do género na província do Cunene, juntou mais de 300 directores de escolas da região.
O director da Educação no Cunene, Lúcio Ndinoiti, disse que um dos grandes desafios da educação é a formação dos professores com a finalidade de assegurar a qualidade do ensino nas escolas.
O director da escola tem a responsabilidade máxima na concepção da política educacional e do desenvolvimento dos objectivos educacionais, cabendo-lhe dinamizar e organizar os esforços para que a escola se torne num lugar sempre agradável, disse Lúcio Ndinoiti.
O director da Educação disse que com esta acção formativa se pretendeu a melhoria no funcionamento das instituições do ensino na província, aumentar o nível de conhecimentos dos directores de escolas nos domínios da planificação, organização, coordenação e da avaliação das actividades.
 “Os gestores concorrem para o bom desempenho dos professores e para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem” disse o director Lúcio Ndinoiti.
O vice-governador do Cunene para o sector político e social, José do Nascimento Veyelenge, disse, durante o acto de abertura da conferência, que o Governo Provincial está apostado na formação de quadros do nível médio e superior e na criação de condições de trabalho para os professores, com a construção e a reabilitação de infra-estruturas escolares em todos os municípios.  Nascimento Veyelenge apelou aos encarregados de educação, professores e gestores escolares para conservarem as infra-estruturas colocadas à sua disposição.

Tempo

Multimédia