Províncias

Conflitos de terra é tema de debates

Adelaide Mualimusi

Os conflitos de terra, na província do Cunene, e as consequências deste fenómeno, nas comunidades, foram debatidos na semana finda, em Ondjiva, em palestras promovidas pelas associações Name Omunu e Omunga.

Fotografia: DR

O representante da associação Name Omunu, o padre Gaudêncio Yakuleinge Félix, disse que as duas associações têm realizado debates com a denominação “Quintas de Debate”, com o objectivo de juntar visões sobre temas da actualidade, como política, economia e questões sociais.
Gaudêncio Félix realçou que é necessário realizar actividades do género para que os cidadãos estejam preparados para enfrentar estes conflitos.
“Em algumas comunidades, a população tem pouca confiança nos governantes e quando tem problemas não recorre às administrações locais, porque olha para os administradores como pessoas que só pensam em si e não nos problemas de todos”, disse o padre. O eclesiástico Gaudêncio Félix sublinhou que as referidas associações têm trabalhado com as comunidades para resgatar a confiança perdida. “Encontros do género são importantes para alertar as comunidades que ainda não foram atingidas por conflitos de terras de que devem despertar e saber dialogar, para que  sejam  indemnizadas  justamente”, frisou.

Tempo

Multimédia