Províncias

Construção de internatos está entre as prioridades

Domingos Calucipa| Ondjiva

O Governo Provincial do Cunene tenciona construir, a partir do próximo ano, quatro internatos nos municípios do Cuvelai, Ombadja, Curoca e Ondjiva, com o objectivo de fazer com que os alunos do meio rural, com dificuldades de alojamento nos centros urbanos, possam dar continuidade aos seus estudos.

Crianças vão poder prosseguir os estudos
Fotografia: Jornal de Angola

O director provincial da Educação, Lúcio Ndinoite, disse ao Jornal de Angola que este projecto faz parte do Programa de Investimentos Públicos e compreende também a construção de escolas do I ciclo, adjacentes aos referidos lares de estudantes.
Lúcio Ndinoite referiu que os lares vão ser erguidos nas sedes comunais de Calonga, município do Cuvelai, Mucope, em Ombadja, Oncocua, no Curoca, e Ondjiva no Cuanhama.
O responsável da Educação no Cunene assegurou que a província está a crescer em termos de infra-estruturas escolares e destacou Ondjiva, que vai passar a dispor, com a execução do PIP de 2014, de quatro escolas do I ciclo, contando com a única até agora existente.
Das novas escolas, uma vai ter 26 salas, dentro da cidade, outra com 12 salas, no bairro Onahumba, e a última, também com 12 salas, no bairro Cashila.Ao programa do Governo Provincial junta-se um projecto do Ministério da Educação de construção de uma escola de 24 salas, no bairro Naipalala, com dois pisos, para servir o I e II ciclos, cujas obras estão já na recta final.
Lúcio Ndinoite garantiu que a infra-estrutura vai ser inaugurada antes do início do próximo ano lectivo e foi contemplada, também, com um internato.

Tempo

Multimédia