Províncias

Consumidores com poucas opções

Domingos Calucipa | Ondjiva

A quadra festiva na capital da província do Cunene, Ondjiva, foi marcada por uma elevada falta de capacidade de resposta dos estabelecimentos comerciais, particularmente quanto à diversidade de produtos, fazendo com que o consumidor tivesse poucas opções.

Muitos compradores tiveram de recorrer aos mercados imformais da cidade de Ondjiva
Fotografia: Maria Augusta

Excluindo as bebidas, como cerveja, a gasosa, vinho e outras variedades, que podiam muito bem ser adquiridas em qualquer loja, supermercados, armazéns ou mesmo no mercado informal, os consumidores tiveram muitas dificuldades em ter à mesa o tradicional bacalhau, o grão-de-bico, o azeite, os mariscos e tantos outros produtos indispensáveis.
A maior dificuldade foi encontrar brinquedos para as crianças. Do supermercado Shoprite ao Nosso Super, de lojinhas às cantinas, a carência de brinquedos e de outras fantasias de Natal foi sentida pela população.
Com apenas dois supermercados, ambos de pequenas dimensões, a cidade de Ondjiva tem mostrado nos últimos tempos uma grande carência de lojas e os habitantes continuam a atravessar a fronteira para fazer compras na Namíbia, sobretudo no que toca ao vestuário, calçado e electrodomésticos.   
No supermercado Shoprite faltou quase tudo que tem a ver com o Natal. Faltaram os brinquedos, os condimentos para confeccionar bolos e cozidos, gasosa, cerveja, bacalhau e enfeites de Natal.
Este estabelecimento foi escolhido pela direcção do Ministério do Interior para fornecer o cabaz aos funcionários dos seus órgãos, através de um cartão, e o que se viu no decorrer das compras foi uma enorme enchente e as prateleiras esvaziaram-se rapidamente.
No Nosso Super faltaram os enfeites e alguns ingredientes para confeccionar refeições próprias de Natal, mas houve bacalhau e brinquedos, apesar dos preços serem muito altos.
As farmácias da cidade de Ondjiva nas vésperas de Natal e no Ano Novo tiveram as portas encerradas.
A cidade de Ondjiva não tem uma única farmácia com serviço permanente e nessas duas datas muita gente passou por maus momentos para comprar medicamentos.

Tempo

Multimédia